15 março 2012

Memórias


Lembranças de papai, de mamãe e dos irmãos no Açude do Cedro/CE
Foto registrada no dia 27 de Junho de 1966   quando
 morávamos no Açude do Cedro em Quixadá/CE.
Agradecemos a Cacainha por esta oportuna iniciativa de homenagear papai no Blog AH. Trata-se de uma rara e talvez única foto da nossa família reunida nos tempos de Quixadá. Além de relembrar papai, mamãe e os irmãos, a foto me trouxe outras boas lembranças e por isso procurei ampliá-la para tentar ver detalhes, principalmente dos meus pés que certamente estavam com os dedos arrebentados de jogar bola, todo o dia e o dia todo, no período das férias! Toda noite mamãe fazia curativos em meus pés, com algodão embebido em Jucaina e pela data, no final daquele ano, eu estava com 14 anos, mas como fiquei para recuperação em uma matéria, papai me proibiu de jogar o football. Lembro-me que nessa época o nosso team estava disputando um campeonato regional, mas ele me proibiu de participar dos jogos e naquele jogo ele estava por lá, no campo, e eu fiquei só olhando os amigos jogar.
Era uma manhã de domingo no Açude do Cedro e terminamos o primeiro tempo perdendo de 1 a zero! No intervalo do jogo, papai foi procurado por Chico da Perua (nosso treinador) que solicitou a sua permissão para me deixar jogar aquele segundo tempo e cercado de meninos, mas para a minha surpresa, ele me autorizou a entrar no jogo! Viramos o placar e vencemos por 3 a 1 (3 goals meus), mas logo após o jogo ele me disse que o castigo continuava e eu voltaria a jogar somente após a prova de recuperação. Assim, eu tratei de estudar, fiz a prova e passei de ano e até que foi bom para mim, pois eu dei um descanso para os ferimentos nos dedos dos meus pés, que nunca cicatrizavam, pois o campo era de terra, com pedras e buracos e agente jogava descalço. Naquela época agente quase não tinha brinquedos comprados, mas para mim bola nunca faltava e quando ela furava, pois tinha muita jurema nos arredores do campo, eu mesmo remendava, pois ele me ensinou a concertar, com linha em duas agulhas, e a costurar bola de couro.
Marcos, 08/08/2011.

4 comentários:

Cacainha disse...

Eita tempo bom! Tivemos uma infância maravilhosa, convivendo com pessoas que queríamos muito bem em meio a uma natureza esplendorosa. Hoje só nos resta recordar.

Tânia disse...

Mano, maravilhosa recordação. Bons tempos que não voltam mais.

Marcos disse...

Sim Cacainha e Liras e dizem que “ recordar é viver”, mas viver para frente! As coordenadas de espaço e de tempo jamais se repetirão e se o passado ficou em nossa memória, certamente buscando lições no passado ascenderemos em órbitas crescentes em busca da sabedoria de um bom viver.

Estamos resgatando, e simultaneamente construindo, a nossa memória através do Alem do Horizonte.

Um grande abraço.
Marcos.

Tânia disse...

A criação do blog Além do Horizonte foi sem dúvida nenhuma, a melhor iniciativa dos últimos tempos que Cacainha teve, além de ser criativa com suas artes manuais(croche, bijuterias, culinária, etc...)o blog veio compor mais uma etapa de sua expertise.
Parabéns Cacainha.