03 fevereiro 2012


  Além do Horizonte é Azul da Cor do Mar
A matéria, por si só, não tem cor tornando-se ou não colorida mediante a ação da radiação eletromagnética. Um raio de sol, que engloba basicamente 3 cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e 3 cores secundárias (verde, laranja e violeta),  leva cerca 8 minutos para chegar até nós e revela, mediante a sua análise espectroscópica, a participação de hidrogênio, hélio e traços de ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, cálcio e crômio na composição do sol. Portanto, um raio de sol é uma sonda que nos permite conhecer a composição química de parte do universo.
Um composto é colorido quando o complementar da radiação absorvida se encontra na região visível do espectro eletromagnético, conforme a tabela e a figura a seguir. 
  
Cor absorvida
l (nm),
onde 1 nm = 10-9m
Cor observada
Vermelho
650 a 800
Verde azulada
Amarelo
570 a 600
Azul
Verde
490 a 570
Púrpuro
Azul
440 a 475
Amarelo
Violeta
400 a 440

Verde amarelado


 Assim, de acordo com a “teoria das cores”, azul e amarelo são cores complementares, isto é, se você enxerga o azul é porque o amarelo foi absorvido e vice-versa, mas de acordo com as “crenças ocidentais” temos as seguintes relações: amarelo representa concentração, disciplina, comunicação e ativa o intelecto. Azul é purificação, favorece a amabilidade, a paciência, a serenidade e estimula a busca da verdade interior. Portanto, se você está enxergando em azul é porque está sob a ação do amarelo que lhe conduz a paz interior. Um raio de sol une, por exemplo, o azul com o amarelo, resultando em laranja que simboliza equilíbrio, criatividade e entusiasmo para a vida.

Marcos, 21/07/2011.
Postar um comentário