20 junho 2011

Conversas na barbearia

 Religiosamente, de 20 em 20 dias vou ao barbeiro cortar o cabelo. Para não relaxar, marco a data no calendário. Hoje, era dia de ir ao Fígaro, como diria Ancilon Ayres.
Sentei-me na cadeira e o barbeiro começou:
- Sempre vejo o senhor na televisão, nas rádios ou nos jornais. Qual o segredo de tudo isto?
- Veja bem. Vá anotando:
Nunca bebi!
Nunca fumei!
Nunca dei uma farra!
Sempre fui e ainda sou um eterno menino da bagaceira de engenho de rapaduras e de porteira de curral de vacas leiteiras.
Nunca senti inveja de nada, nem de ninguém!
Nunca pensei em ganhar muito dinheiro!
Jamais desejei ser muito rico. Acho que a riqueza só traz preocupação e mil problemas!
Só quero aquilo que me faça viver em paz e relativamente bem.
Nunca fui prepotente. Sempre fui pacífico, pacifista e pacificador. Sempre fui manso.
Como médico, nunca fui estrela. Pelo contrário: sempre fui um médico humilde, modesto. Só vou, na Medicina, até onde sei. Daí pra frente, passo o cliente para quem sabe mais.
Nunca tive orgulho, nem vaidade.
Nunca quis um “carrão”, mas apenas um carro que me conduza.
Vivo feliz com o que sou e com o que tenho.
Eis aí o mapa da “mina” de viver bem.
O barbeiro ficou de olhos arregalados com as minhas verdades.
Quando terminei o “sermão”, o cabelo estava cortado. Despedi-me e lhe disse: daqui a 20 dias estarei aqui novamente.
Napoleão Tavares Neves.
(Assinado embaixo)
Barbalha/CE, 09/06/2011.

Segundo Mano esta estória trata-se de uma lição de vida. Que eu concordo plenamente.

1 comentários:

Marcos disse...

Considerando que a WEB mudou e expandiu as possibilidades de comunicações interpessoais, para Alem do Horizonte, estou disponibilizando a seguir o trecho inicial da minha carta resposta, escrita na base do improviso, para a lição de vida do Dr. Napoleão Tavares Neves.

Percebam a diferença de posturas entre os personagens de uma conversa despretensiosa: por um lado, um “velho” sábio, com experiência de seus 80 anos de vida bem vivida, conforme demonstrado no artigo e por outro lado, a petulância de um jovem cabra da peste tentando desenvolver diálogos com o mestre para adquirir vivências. O artigo em citação foi extraído da preleção de uma longa carta pessoal escrita pelo amigo Napoleão para mim, que solicitei a sua autorização para publicar no Blog AH e assim ocorreu.
___________________________________

Basicamente, de 3 em 3 meses, eu corto o cabelo, as vezes em casa e as vezes na barbearia. Hoje, após o almoço, me lembrei de cortar o
cabelo, pois já me sentia estranho, mas não tenho barbeiro fixo, isto é, entro em uma barbearia e me sento na primeira cadeira disponível,mas se tiver fila deixo para depois! O assunto hoje era o eclipse da lua e o barbeiro querendo puxar conversa me lembrou do eclipse e eu respondi: o Chile está perdendo massa e exportando cinzas até para a Islândia e acrescentei: a lua está se afastando de nós, cerca de 2,6 cm por ano e isso levará, a muito longo prazo, a terra a flutuar no universo o que afetará o clima em nosso planeta. Portanto, a lua atua de modo a nos manter girando em volta do sol, mas um dia nos perderemos no universo! O barbeiro disse: é mesmo? Eu respondi: sim, mas não precisa se preocupar, os poetas continuarão compondo, o ciclo
das marés e o nosso clima continuarão os mesmos, a não ser que o homem apresse o processo! O assunto mudou para futebol, o cabelo foi cortado, eu paguei a conta e sai anônimo.

Marcos, 15/06/2011.