06 abril 2010

No dia 25.11.1869, Vicente Alves Bezerra, filho de José Raimundo Duarte e Maria Anacleta de Menezes, do sitio Sanharol em Várzea-Alegre se casou com Isabel Pereira de Menezes, filha do Major Eufrásio Alves de Brito do sitio Malhada em Crato. O casamento se deu na residência do Major Eufrásio Alves de Brito, na Malhada, e foi oficiado pelo pároco Manuel Joaquim Aires do Nascimento - Livro 7 folhas 39. Vicente e Isabel foram os pais de José Bizerra de Brito, professor Zuza Bizerra, uma das maiores glorias de nossa terra. Um extremado defensor da educação, conselheiro de alma pura e emanada da divindade, cidadão prestimoso cuja campa regamos com as lágrimas da gratidão e da saudade. Ninguém da nossa família jamais tomou decisão qualquer sem antes ouvi-lo. Zuza Bizerra é nome do Colégio da Ponta da Serra distrito de Crato. Gabriel de Morais Rego, irmão de Vicente Alves Bezerra casou-se com Joaquina Francisca de Brito, filha do Eufrásio Alves de Brito. Deste casamento nasceu uma única filha: Eufrasia de Morais Brito. Portanto Dona Eufrásia era prima carnal do professor Zuza Bezerra.
Fonte: Blog do Sanharol

3 comentários:

Marcos disse...

Valeu Cacaínha. Obrigado por atender ao meu pedido e te confesso que apenas agora é que fiquei sabendo sobre a origem e um pouco sobre a vida do eminente Prof. ZUZA e também sobre as raízes da nossa avó Eufrázia. Precisamos conhecer sobre o nosso passado, para entender o presente e assim poder projetar melhor o nosso futuro, e com certeza, a conduta de vida do "tio Zuza" deve servir de referência para todos nós.

jairo-kika disse...

Boa tarde, procuro informacoes sobre Vicente Alves Bezerra e Maria Linda Duarte , de varzea alegre, seria o mesmo dafoto?

jairo99@ig.com.br

Antonio Correia Lima disse...

Olá, sou de Ponta da Serra, o berço dos Brito no Cariri, sou graduado em História pela URCA- 2008 e me dedico ao estudo genealógico das nossas origens, dentre elas, a família Brito , da Malhada e Palmeirinha, sítios pertencentes à Ponta da Serra, que se encontra prestes a sua emancipação política.
Encontrei esta página casualmente, o que me deixou muito feliz.
Há alguns anos, venho pesquisando os livros eclesiásticos da Freguesia do Crato, como também, os Inventários. Já tive acesso a todos os Inventários da família Brito, referentes ao século 19.
Estou tendo acesso aos microfilmes dos livros eclesiásticos.
Estou me comprometendo com a revista província publicar tudo que sei da família Brito , para a edição do meio de ano, época da exposição do Crato.
Para se ter a idéia da profundidade da minha pesquisa, basta dizer que já sei foram os pais, os avós e os bisavós do Major Eufrásio Alves de Brito, que era o avô materno do prof. José Bizerra de Britto. Tenho os Inventários do major Eufrásio, dos pais do Professor, de Dona Eufrásio, e de outros.
Meu email é pontadaserra@gmail.com e o telfone 3523.9153